Esta é mais uma ação que estamos tendo no projeto, e com o ABS que esta cada vez melhor e seguindo as dicas de Sigmund Freud
A análise epigenética estuda as alterações hereditárias na expressão gênica que não envolvem mudanças na sequência do DNA. Essas alterações regulam como os genes são ativados ou desativados e desempenham um papel fundamental em vários processos biológicos, incluindo desenvolvimento, diferenciação celular e doenças.
Principais aspectos da análise epigenética:
Marcas epigenéticas:
- Metilação do DNA: Adição de grupos metil ao DNA, geralmente em regiões de citosina seguida de guanina (CpG). Isso pode silenciar genes.
- Modificações nas histonas: Alterações químicas (como acetilação, metilação, fosforilação) que afetam a compactação da cromatina e, consequentemente, a acessibilidade do DNA.
- RNA não codificante: Moléculas como microRNAs que regulam a expressão gênica pós-transcrição.
No Substrack publiquei uma análise, confesso que foi a melhor análise epigenética que fiz até então e seguindo as dicas de Sigmund Freud e Fenomenologia.
Karin Mozena SBPP-029MP – Mestre em Psicanalise e Psicanalise Didata, Especialização em Psicanálise e Psicologia, Graduanda em Biomedicina. Grandes áreas: Fisiologia, Neuropsicanalise, Medicina Preventiva, Vigilância Sanitária, Gestao e Administração Hospitalar, Filosofia Teorética e Fenomenologia.